...

Bolor / Fungos / Mofo nas Lentes de Máquina Fotográfica

Com certeza, Bolor / Fungos / Mofo nas lentes de máquina fotográfica é uma situação muito frustrante e, infelizmente, comum, especialmente em locais de clima úmido. Vamos detalhar o que aconteceu, como resolver e, o mais importante, como evitar que aconteça novamente.

O que Ocasiona o Mofo (Fungo)?

O que você está vendo não é exatamente “bolor” como o que cresce em pão, mas sim fungos. As lentes das máquinas fotográficas são um ambiente surpreendentemente propício para o crescimento deles. Para que o fungo se prolifere, ele precisa de uma “tempestade perfeita” de quatro fatores, que um cofre fechado oferece com maestria:

  1. Umidade: Este é o fator mais crítico. Uma umidade relativa do ar acima de 60% já é suficiente para que os esporos de fungos comecem a se desenvolver. Dentro de um cofre fechado, a umidade tende a se concentrar e permanecer estável.
  2. Escuridão: Fungos odeiam luz ultravioleta (UV), presente na luz solar. Um cofre é o esconderijo escuro perfeito para eles crescerem sem impedimentos.
  3. Falta de Ventilação: O ar parado dentro do cofre permite que os esporos microscópicos de fungos, que estão sempre presentes no ar, pousem nas superfícies do seu equipamento e comecem a se multiplicar. A falta de circulação de ar também impede que a umidade se dissipe.
  4. Nutrientes: Os fungos se alimentam de matéria orgânica. Isso inclui minúsculas partículas de poeira, óleos da sua pele que ficaram na câmera/lente e, principalmente, os próprios materiais usados na construção das lentes. Os revestimentos (coatings) anti-reflexo aplicados sobre os elementos de vidro e as colas usadas para unir elementos ópticos podem servir de alimento para o fungo.

Repare que umidade, escuridão e falta de ventilação são exatamente as carcterísticas de um cofre que permanece sempre fechado. Quando o fungo cresce nos elementos internos de uma lente, ele se parece com finas teias de aranha ou veias. Com o tempo, os ácidos que o fungo secreta para se alimentar corroem permanentemente os revestimentos e até o próprio vidro, causando uma perda de nitidez, contraste e a criação de “flare” (reflexos indesejados) nas suas fotos.


Como Limpar? (Atenção: Cuidado é Essencial)

A abordagem da limpeza depende drasticamente de onde o fungo está.

Cenário 1: Fungo Externo (no corpo da câmera ou no barril da lente)

Se o fungo está apenas na parte de fora do equipamento, a limpeza é mais simples e pode ser feita em casa com cuidado.

  • O que usar: Uma solução de 50% de vinagre branco e 50% de água destilada, ou álcool isopropílico (70%).
  • Como fazer:
    1. Umedeça levemente (nunca encharque) um pano de microfibra limpo na solução.
    2. Passe suavemente sobre as áreas afetadas no corpo da câmera e no exterior da lente.
    3. Use um cotonete umedecido para alcançar cantos e frestas.
    4. Seque imediatamente com outra parte seca do pano de microfibra.
    5. Deixe o equipamento em um local arejado e com luz indireta por algumas horas.

Cenário 2: Fungo Interno (dentro da lente)

Este não é um trabalho para fazer em casa. Se você vê as “teias de aranha” dentro dos elementos de vidro da lente, a única solução segura e eficaz é levar a uma assistência técnica especializada.

  • Por que não fazer em casa?
    • Desmontagem: Abrir uma lente moderna requer ferramentas específicas e conhecimento técnico. É extremamente fácil danificar cabos flexíveis, perder parafusos minúsculos ou desalihar os elementos ópticos, o que arruinaria o foco e a nitidez da lente.
    • Limpeza: Os elementos de vidro internos são extremamente delicados. Usar o produto químico errado ou aplicar muita força pode remover permanentemente o revestimento anti-reflexo, arranhando o vidro.
    • Contaminação: Se você abrir a lente em um ambiente normal, mais poeira e esporos entrarão, podendo piorar a situação.
  • O que o profissional fará? Ele irá desmontar a lente em uma câmara limpa, limpar cada elemento individualmente com solventes apropriados e, em alguns casos, usar luz UV para matar todos os esporos antes de remontar e calibrar a lente.

Importante: Antes de aprovar o serviço, peça um orçamento. Dependendo da extensão do dano e do valor da lente, o custo da limpeza pode não compensar. Se o fungo já corroeu o vidro, a limpeza removerá o fungo, mas as marcas permanentes ficarão.


Como Prevenir? (A Melhor Solução)

Prevenir é muito mais fácil e barato do que remediar. O segredo é controlar o ambiente de armazenamento.

  1. Controle de Umidade (A Regra de Ouro):
    • Sílica Gel: A solução mais barata. Compre sachês de sílica gel e coloque-os junto com seu equipamento dentro de uma caixa plástica bem vedada ou dentro do cofre. A sílica absorverá a umidade do ar. Muitos tipos de sílica mudam de cor quando estão saturados, indicando que precisam ser “recarregados” (geralmente aquecendo no forno baixo para remover a umidade absorvida).
    • Caixa Seca (Dry Box / Dry Cabinet): Este é o melhor investimento para quem tem equipamentos caros e vive em um lugar úmido. São caixas ou pequenos cofres com um sistema de desumidificação eletrônico embutido. Você ajusta a umidade desejada (o ideal é entre 35% e 45%) e o aparelho faz todo o trabalho. Esta oção você estaria parando de usar o cofre.
    • Desumidificador Dentro do Cofre: Para quem tem muitos equipamentos valiosos, este é o investimento ideal. Um desumidificador eletrônico mantido dentro do cofre que mantém a umidade interna em níveis ideais (geralmente entre 40% e 50%). A solução pra fiação passar para dentro do cofre é de responsabilidade do usuário.
  2. Ventilação e Luz:
    • NUNCA MAIS guarde no cofre fechado. Se não tiver uma caixa seca, o segundo melhor lugar é uma prateleira aberta em um cômodo com boa circulação de ar e que receba luz natural indireta.
    • De vez em quando, exponha seu equipamento à luz solar indireta por um curto período. A luz UV ajuda a inibir o crescimento de fungos. (Não deixe sob o sol forte, pois o calor excessivo pode danificar outros componentes).
  3. Uso Regular:
    • Câmeras foram feitas para serem usadas! O ato de usar a câmera, mover as partes mecânicas do zoom e do foco, e expô-la a diferentes ambientes ajuda a prevenir que a umidade se instale.
  4. Limpeza Antes de Guardar:
    • Sempre limpe seu equipamento após o uso, especialmente se esteve em um ambiente úmido ou com maresia. Remova impressões digitais, poeira e qualquer sujeira antes de guardar por um longo período.

Resumindo: tire seu equipamento da assistência técnica, compre imediatamente uma boa caixa seca ou um recipiente vedado com muitos sachês de sílica, e nunca mais o guarde em um local escuro, úmido e sem ventilação.

Posts Relacionados

Tipos de Fragmentadoras de Papéis

Fragmentadoras em Micro Partículas Estas fragmentadoras são as mais seguras disponíveis no mercado. Elas cortam os documentos em partículas extremamente pequenas, tornando praticamente impossível a reconstrução das informações. Fragmentadoras em Partículas Fragmentam os documentos em

Leia Mais »

WhatsApp Messenger

Atendimento

(11)5586-3333